GOB-MS Grande Oriente do Brasil - Mato Grosso do Sul

Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.

O Dia do Maçom - 20 de Agosto.

quinta, 19 de agosto de 2021 às 13h44

O DIA DO MAÇOM
20-agosto

É uma data muito significativa, tem lá todo um histórico, com origem a partir de uma sessão ocorrida, aos 20 de agosto de 1822, entre as Lojas Comércio e Artes e União e Tranquilidade, na cidade do Rio de Janeiro, cuja pauta foi referente à promoção da independência do Brasil. E em face dos fatos decorridos a partir da data supramencionada, foi decidido que: 20 de agosto passaria ser o DIA NACIONAL DO MAÇOM ou DIA DO MAÇOM BRASILEIRO, ocasião em que o maçom é homenageado, pelo que é perante a instituição e a sociedade.

É difícil vermos alguém de pronto declarar que é maçom. Todavia, pode ocorrer nada impossível. Mas ao ouvirmos: sou maçom, impera uma afirmação estanque cujo peso impressiona e toca no fundo d’alma. Não pelo fato de ser dito, mas sim pela quantidade de riqueza de ciência que adorna e está contida na palavra maçom. Cuja etimologia teria sua nascente no francês, séculos passados. E maçom estaria para pedreiro, homem com conhecimento na arte de construir em alvenaria.

E, quando se ouve ou falamos: sou maçom, a percepção alusiva ao som é forte e sem dúvida, chega às raias de grandeza, por mais aparência de facilidade na sua produção. É comum sua audição passar imperceptível aos ouvintes; não que tenham dificuldades de ouvir, mas pela ignorância do conteúdo da frase: sou maçom, no cenário maçônico.

O ser maçom da boca para fora é diferente daquele cônscio do que é ser maçom no sentido único, singular, que é ser maçom. O aprendizado é constante, as obrigações são maiores e proporcionais ao saber adquirido.
Ninguém sabe tudo, entretanto, a sapiência alicerça, dá consistência, moldura a construção do entendimento entre os homens.

A união entre os maçons sempre teve cunho de unidade, com observância à legalidade, respeito aos ditames da dignidade e peleja contra as arbitrariedades. No passado enfrentaram óbices, devido às interpretações acerca do comportamento dos maçons. Atuavam com resguardo e toda segurança possível. Foram taxados de ateus e creditavam que eles tinham pacto com o mal. Os letrados daquela época, uma quantidade expressiva, buscaram envolver as populações contra a maçonaria. E, de certa forma venceram batalhas, mas não a guerra. Aliás, hoje, os maçons ainda são vistos com certa desconfiança, por ignorância ou receio de terem interesses contrariados. Sendo a maçonaria provável ameaça.

“O maçom vê-se como uma pedra bruta que vai sendo moldada de acordo com o seu aperfeiçoamento. O objetivo final é se converter em um cubo perfeito, que possa ser encaixado na estrutura do templo do Grande Arquiteto do Universo”.

“Logo ser maçom é viver na luz, conhecer e defender a verdade, os princípios maçônicos e morais, sempre invocando o Grande Arquiteto do Universo, e em constante defesa da família, da Pátria e da humanidade, combatendo os vícios e, tendo atitudes que valorizem as virtudes, e assim poder dizer que é Maçom”.

Temos perfeita consciência do papel social do maçom e, da importante parcela de responsabilidade na missão de transformar o mundo, modificar e aprimorar as coisas.

Aos que estão atuantes e mesmo os que por motivos de circunstâncias especiais encontram-se impossibilitados de desbastar a pedra, recebam neste dia dedicado aos MAÇONS DO BRASIL, nosso efusivo reconhecimento pelo empenho, vontade e garra, homens de bons costumes, nos embates com o intuito de minimizar ou solucionar problemas na sociedade em que se fazem presentes.
 
SALVE O 20 DE AGOSTO!

NELSON VIEIRA DE SOUZA
Secretário Estadual de Educação e Cultura do GOB-MS

CELESTINO LAURINDO JUNIOR
Grão Mestre Estadual do GOB-MS

Fonte: Secretaria Estadual de Educação e Cultura

Notícias relacionadas


Warning: session_start() [function.session-start]: open(/var/lib/php/session/sess_j8do9o4pl4ehujof40i9qaink3, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in /home/storage/f/6b/2b/site1386976985/public_html/_inc/config.php on line 15

Warning: Unknown: open(/var/lib/php/session/sess_j8do9o4pl4ehujof40i9qaink3, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/session) in Unknown on line 0