Londres foi palco de um momento histórico para a Maçonaria brasileira no Reino Unido. Pela primeira vez, realizou-se uma Sessão integralmente conduzida em língua portuguesa no tradicional Freemasons’ Hall, sede da United Grand Lodge of England (UGLE), considerado o coração da Maçonaria mundial.
O feito coube à Unites Arts Rifles Lodge n.º 3817, conduzida pelo VM Wagner Giglioli, oficina que vem sendo conduzida por Irmãos brasileiros com dedicação, perseverança e espírito de unidade. Após quase seis anos de intensos trabalhos, a Loja coroou sua trajetória com uma Sessão que ficará marcada nos anais da história maçônica, tanto do Brasil quanto do Reino Unido.
O evento contou com a presença de comitiva oficial do GOB, integrada pelo Soberano Irmão Ademir Cândido da Silva, GMG do GOB, e pelos Sapientíssimos Irmãos Adalberto Aluízio Eyng, GMGA do GOB, e José Moretzsohn de Castro, Ministro Presidente do STFM. Secretários Gerais irmãos Lucas Galdeano, Sinval Danielle, GMEA do GOB-GO Irmão Alex Wallace, José Luiz Reis Chaves – GMEA GOB-MS, Geraldo Feltrin – Grande Representante da Grande Loja do Estado do Colorado junto ao GOB, Alfredo Massoti – Conselho Federal, Alexandre Sebastião Bittar – MI, Participaram também membros das demais Obediências Regulares. além de inúmeras autoridades e dignidades da própria UGLE, que testemunharam e celebraram a realização desse momento singular.
A relevância do encontro transcende a dimensão ritualística. Ele representa a projeção da Maçonaria brasileira no cenário internacional, evidenciando sua vitalidade, organização e a capacidade de se fazer presente com autenticidade em terras estrangeiras, preservando a tradição e a língua materna, ao mesmo tempo em que se integra às práticas da mais antiga potência maçônica do mundo.
Para o GOB, instituição que desempenha papel histórico na vida nacional e mantém forte vínculo com a comunidade maçônica internacional, a realização desta Sessão fortalece os laços fraternos com a UGLE e projeta a influência da Maçonaria brasileira como uma força viva, comprometida com os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
Assim, o que se viveu no Freemasons’ Hall não foi apenas uma reunião administrativa ou ritualística, mas um verdadeiro marco de integração cultural e maçônica, que reafirma a contribuição do Brasil à história Universal da Ordem.
O futuro aponta para novos passos de cooperação e de fortalecimento dos vínculos fraternos entre Irmãos brasileiros e ingleses, consolidando ainda mais o lugar da Maçonaria lusófona no cenário internacional.
O Soberano GMG Ademir Cândido da Silva saúda e parabeniza a Unites Arts Rifles Lodge n.º 3817 e seu valoroso Quadro de Obreiros pela Sessão histórica, e coloca o GOB e seus Oficiais à disposição de todos, para os trabalhos em favor da Ordem e da Sociedade.
Matéria:
Secretaria Geral de Comunicação do GOB Central
Grande Oriente do Brasil – MS
Tradição e União em busca da Perfeição!
Secretaria de Comunicação
e Informática – GOB-MS