Naquela época passada, deste teu primeiro passo, começava a caminhada cujo desenho da trajetória o tempo é testemunha. Com a criação do estado de Mato Grosso do sul, recebeste nova identidade: GOB-MS.
Nesta plaga contemplada pela natureza, fizeste tua morada, no torrão sul-mato-grossense; seu início foi difícil, em Campo Grande tens sede estadual, uma marca do crescimento, prevaleceu à vontade de somar. Hoje teus feitos estão aí sob o manto do Criador.
Uma semente que se tornou uma árvore frondosa, frutífera, a nos proporcionar durante anos a fio, de safra em safra frutos valiosos, mesmo enfrentando intempéries do dia a dia, sempre com galhardia.
Fábrica de bem-querer na essência da palavra e na prática dos atos em prol da humanidade, com destaque às virtudes, exemplo ao homem que pensa na perfeição, numa escola que visa abolir paixões e no próximo enxergar um irmão.
Com tuas coirmãs formas uma coalizão, um conjunto de irmandade a mostrar que a união é fundamental, são lojas daqui e de lá, os princípios são os mesmos, todos detemos a imperfeição, ninguém é perfeito, ela é a busca contínua de ontem e de sempre.
Sozinho pode-se fazer muito, mas juntos, muito mais.
Quis o GADU que sob o estandarte do GRANDE ORIENTE DO BRASIL e a partir dele fizesse história, com raízes articuladas na terra do hoje querido estado de Mato Grosso do Sul, nos seus diferentes pontos e, assim, propagar a Maçonaria.
Sabemos que nada se consegue sem sacrifícios, valentes foram os padrinhos, apoiadores, que acreditaram e com muito esforço te fizeram galgar os degraus da escada da sublimação.
Fazer a diferença é uma tarefa perdurável, uma empreitada destinada aos fortes, apesar dos altos e baixos na luta pelo bem, por uma paz duradora.
Nos momentos difíceis é que temos oportunidade de saber quem realmente está do nosso lado.
“Vencedores são os que nunca desistem”.
GOB-MS é muito importante a tua existência, patamar dos teus obreiros, celeiros de homens eternos aprendizes, no trato de lapidar a pedra bruta inserida no “eu”.
O eu tão perverso com pretensão de superioridade, sobre tu, ele e nós, como se tudo pudesse executar sem necessidade do concurso dos teus semelhantes. Tudo é efêmero, com inicio, meio e fim. Por vezes, fica só no início e fim, a verdade é que fazemos o percurso da linha da vida, com direito a partida e chegada. Ah! Isto é certo. E poucos são os preparados embora sabedores do término da linha, a derradeira parada.
Mas com certeza o GOB-MS continuará no seu mister de promover “Justiça única para todos, Igualdade efetiva entre todos habitantes da terra, Fraternidade amor solidário ao próximo e Liberdade verdadeira, não artificial”, entre os homens.
Nossas homenagens ao GOB-MS, aí claro, inclusos todos que o integram, sem dúvida alguma.
Fraternalmente.
*Nelson Viera de Souza
Secretário de Educação e Cultura do GOB-MS