Com a execução do Hino da Maçonaria pelo Coral da Assembleia, a entrada solene das bandeiras com o exordio feito pelo som da corneta do oficial da Polícia Militar.
Com as bandeiras empunhadas por Demolays, Filha de Jóias e Arco Íris foi executado o Hino Nacional Brasileiro.
Foi apresentada uma palestra pelo Maçom Sérgio Rodrigues Júnior, um dos criadores do Programa de Ação Política da Maçonaria Paulista, e atualmente o Presidente do GEAP-SP (Grupo Estadual de Ação Política da Maçonaria Paulista), do Grande Oriente do Brasil São Paulo, com o tema “A reinserção da Maçonaria na Política” tema que foi editorial do Jornal Estado de São Paulo.
Após a palestra, a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul fez a entrega em Sessão Solene da Comenda Liberdade, Igualdade e Fraternidade em comemoração ao Dia do Maçom, criado pela Lei n. 3.766 de 04 de novembro de 2009 para sete maçons que prestaram relevantes serviços a Deus, a Humanidade e a Pátria. Os homenageados pela Comenda Liberdade, Igualdade e Fraternidade, pela Assembleia Estadual Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, são:
Pela Maçonaria sul-mato-grossense
1. Reinaldo Azambuja Silva.
Grande Oriente do Brasil Mato Grosso do Sul
1. Domingos Sávio de Souza Mariúba- ARLS Edificadores de Templos Nº 2013 de Campo Grande
2. João Jurandir Prette – ARLS Ponta Porã Nº 2203
Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul
1. Pedro Chaves dos Santos Filho, membro da ARLS Raul Sans de Matos nº 38 de Campo Grande
2. Noel Martins, membro da ARLS Monte Sião nº 57 de Campo
Grande Oriente de Mato Grosso do Sul
1. Harley Ferreira Silvério, membro da ARLS Gonçalves Ledo n.8 de Sidrolândia
2. Alfredo Fernandes, membro da ARLS Estrela do Oriente n.1 de Corumbá.
Usaram da palavra o Serenissimo Grão Mestre Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul, Sebastião Nogueira. O Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, Junior Mochi e encerrando o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja.
“Este grandioso evento reuniu a Família Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul, para homenagear a todos os maçons que proclamam elevar o Homem aos seus próprios olhos, e para torná-lo digno de sua missão sobre a Terra, com destaque especial as Paramaçonicas que participaram com os DeMolays, Filhas de Jó, Arco Iris, Abelhinhas e Escudeiros, dando um brilho especial ao evento.” diz o organizador do evento, Sergio Luiz Gonçalves.