Nos dias 3 e 4 de outubro de 2025 o Colégio de Procuradores do Ministério Público Maçônico do Grande Oriente do Brasil (GOB) reuniu-se em Brasília (DF) para discutir propostas de sugestões para o aprimoramento da legislação maçônica e fortalecer a atuação conjunta do Ministério Público Maçônico em todo o país. O encontro reforçou o espírito de união, diálogo e compromisso com a ética que marcam a atuação do GOB.
O evento foi conduzido pelo Eminente Procurador-Geral Fernando Augusto Okubo de Andrade e contou com a presença do Soberano Grão-Mestre Geral, Ademir Cândido da Silva, que destacou a importância da coesão e do trabalho integrado na defesa da ordem e da legalidade maçônicas.
Representando o GOB – Mato Grosso do Sul, participou o Venerável Irmão Aderbal Luis Lopes de Andrade, Subprocurador do GOB-MS, que integrou a comissão responsável por propor sugestões de alterações na Lei nº 132/2012, que trata da Comissão Processante das Lojas.
Em um clima de fraternidade e colaboração, os procuradores discutiram temas relevantes para o fortalecimento das atividades do Ministério Público Maçônico. Entre os principais assuntos abordados destacam-se:
● A proposta de sugestão de alteração da Lei nº 132/2012;
● O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC);
● O Manual do Orador, um guia prático de apoio aos irmãos que desempenham essa função.
Todos os trabalhos apresentados foram aprovados e agora seguem para a comissão de revisão, etapa que antecede a publicação oficial pelo Grande Oriente do Brasil.
Entre as deliberações, destacou-se a mudança da denominação do TAC para TCM – Termo de Conciliação Maçônica, sugestão apresentada pelo Subprocurador Aderbal Andrade, como contribuição do Ministério Público Maçônico do GOB-MS.
Ao encerrar a reunião, o Eminente Procurador-Geral Fernando Okubo ressaltou a importância dos encontros presenciais como momentos de integração, troca de experiências e fortalecimento institucional, elogiando a qualidade das propostas e o espírito de unidade que marcou o evento.
O encontro reafirmou o compromisso do Grande Oriente do Brasil com a legalidade, a ética e a harmonia, valores que sustentam e engrandecem a Sublime Instituição Maçônica.
Fonte:
Ministério Público Maçônico do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso do Sul (GOB-MS)
Crédito das fotografias: Grande Oriente do Brasil – GOB.
Grande Oriente do Brasil – MS
Tradição e União em busca da Perfeição!
Secretaria de Comunicação
e Informática – GOB-MS