A primeira reunião de 2026 da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI) da OAB/MS foi realizada na manhã do dia 29/01/2026. Sob o comando do Vice-presidente, Ilustre Irmão Joaquim da Silva Santos, membro da ARLS Vinte e Seis de Agosto n° 2316, com a participação do Venerável Irmão Francisco Bastos, Deputado Estadual da PAEL, representando do GOB-MS, a comissão trouxe pautas importantes que demandam preparação e muito trabalho.
O foco do encontro esteve nas prioridades de ações eleitas para serem realizadas em 2026. Todos se manifestaram e expressaram pontos de vista, incluídas sugestões e direcionamentos.
Os participantes lembraram a modificação na pirâmide etária mundial, já que estudos mostram a propensão de haver um número maior de pessoas idosas do que de jovens, por isso, o item políticas públicas ficou entre as principais prioridades escolhidas para atuação de CDPI em 2026.
Citando situações vivenciadas no cotidiano por quem já atingiu a faixa etária para ser considerado idoso, Ygreville Gasparin Garcia – que é membro da CDPI e foi empossado para integrar o Conselho Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa de MS, apontou a necessidade de se conscientizar os jovens.
Infelizmente, a alteração de pirâmide etária não vem acompanhada da modificação da visão social: existem muitas políticas públicas direcionadas aos jovens, o que não é errado, porém é necessário tentar equiparar”, destacou.
O Vice-presidente Joaquim da Silva Santos avaliou o encontro de trabalho como positivo, traçando-se metas para o trabalho a ser realizado durante o ano que se inicia. “Vamos priorizar temas e ações para desenvolver um trabalho tão eficiente quanto o que foi em 2025, um ano bastante produtivo para a CDPI”.
A próxima reunião está agendada para o dia 26 de fevereiro.
Fonte:
OAB-MS
Grande Oriente do Brasil – MS
Tradição e União em busca da Perfeição!
Secretaria de Comunicação
e Informática – GOB-MS