You are currently viewing Aniversário de 39 anos da Loja Vinte e Seis de Agosto – Campo Grande MS – 26/08/2023

Aniversário de 39 anos da Loja Vinte e Seis de Agosto – Campo Grande MS – 26/08/2023

  • Post category:Notícias

Confraternização da A.´.R.´.L.´.R.´. Vinte e Seis de Agosto nº 2316 – Benfeitora da Ordem – Campo Grande MS, ocorrida no dia 26/08/2023, para comemorar seus 39 anos de fundação. O Venerável Mestre, Irmão ALEKSANDER DIAS DE ALMEIDA deu boas vindas e agradeceu a presença das cunhadas, sobrinhos e sobrinhas, convidados e Irmãos da Loja.

Estavam presentes o Irmão SILVINO SANTOS MACHADO, o mais antigo membro, além de vários Irmãos da Loja, dentre eles o Irmão MARCELO ANDRADE CAMPOS SILVA, Delegado Litúrgico da Delegacia 27.1 de Campo Grande – MS, também Membro da Academia Maçônica de Letras de MS, o Irmão LUIZ ARAUJO TEIXEIRA, deputado da PAEL, o Sapientíssimo Irmão ÉLCIO GONÇALVES DE OLIVEIRA, Membro da Academia Maçônica de Letras de MS, o Irmão EDUARDO GONÇALVES DE OLIVEIRA, Secretário de Comunicação e Informática do GOB-MS e o Irmão CARLOS ROBERTO GONÇALVES, Membro da Academia Maçônica de Letras de MS, que fez a leitura de um texto, que reproduzimos a seguir:

Lá se vão 39 anos desde aquele domingo festivo em que se comemorava o aniversário de Campo Grande, quando o nosso município completava 85 anos de emancipação.

Dentro de um escritório de advocacia, vários homens pertencentes a uma sociedade de homens livres, mais especificamente, obreiros da ARLS “20 de Junho n° 2.153”, do Oriente de Bandeirantes – MS, se reuniram com um fim específico de fundar uma Loja Maçônica em Campo Grande – MS.

Plagiando o nome de um famoso filme de Western, “Sete Homens e um Destino”, aqueles sete irmãos sabiam o que queriam e estavam ali para oficializar a sua fundação.

Esses sete homens eram os mestres maçons: Henrique Pires de Freitas, seu primeiro Venerável Mestre; Moacyr Monteiro Salgado (1° Vigilante); Joaquim Alves Vieira (2° Vigilante); Mário Ramos Próspero (Secretário); Osmar Ferreira Dutra (Orador); Cândido Avelino de Souza (Tesoureiro) e Gerson Cardoso da Silva (Cobridor).

Durante a reunião, onde foram discutidos vários detalhes referentes à criação de uma Loja, entre eles, ficou decidido que o nome da oficina seria “Vinte Seis de Agosto” e que a mesma iria trabalhar no REAA.

O nome de “Vinte Seis de Agosto” foi escolhido para homenagear a cidade de Campo Grande que fazia aniversário de 85 Anos naquele dia. E para que essa ligação se eternizasse fez-se representar, no timbre da Loja, a imagem do Obelisco, edificado na Av. Afonso Pena, março representativo ao fundador de Campo Grande, o mineiro José Antônio Pereira.

Ficou claro no texto da Ata de Instalação da Loja, datada de 26 de Agosto de 1984, que, em relação aos futuros obrei ros da Loja, “todos foram unânimes em afirmar que na escolha dos candidatos deveremos pautar pela qualidade e não pela quantidade”.

No dia 26 de Agosto comemora-se, também, o Dia Internacional da Igualdade da Mulher e o Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Todos esses temas estão intimamente interligados com os objetivos e anseios da nossa sublime Ordem Maçônica.

O número 2.316 só foi incorporado ao nome da nossa Loja após o seu registro oficial no Grande Oriente do Brasil, quando recebeu a sua Carta Constitutiva, recebendo o título distintivo de ARLS “Vinte Seis de Agosto N° 2.316”.

A expressão “Benfeitora da Ordem”, acrescida ao nome da loja, foi um reconhecimento do Grande Oriente do Brasil pelos mais de “trinta anos de efetiva atividade, com trabalhos ininterruptos”.

Encerrando este singelo texto, embrulhado em papel celofane azul, presente que trago para todos os irmãos, cunhadas, sobrinhas e sobrinhos, quero deixar aqui registrado que: “A minha Augusta Loja Vinte Seis de Agosto não é igual às outras, pois foi aqui que recebi a verdadeira Luz. Foi aqui que deixei de andar nas trevas e entendi que era Livre e de Bons Costumes. Foi aqui que passei a reconhecer e ser reconhecido como irmão. Enfim, foi aqui que, em seus trabalhos harmonizados pelos sons dos malhetes, misturei matéria e espírito com a tríplice argamassa que me tornou um eterno aprendiz na busca incessante da Verdade”.

Parabéns, parabéns, parabéns!

Carlos Roberto Gonçalves – MI (Beto Gonçalves)