GME David da Silva Ribeiro e Presidente da FRAFEM MS, Fraterna Matsue Nakamura Ribeiro, participam da Suprema Congregação do GOB 2026 em Brasilia DF.
Palavra de Abertura do GMG Ademir Cândido da Silva:
É com imensa alegria e profundo senso de responsabilidade que damos as boas-vindas à Suprema Congregação 2025, neste mês tão especial para todos nós: o mês do maçom brasileiro.
Amanhã, estaremos reunidos no Plenário do Senado Federal, às 15h30, em uma sessão solene em homenagem ao dia do maçom — justamente num momento que celebramos não apenas os 203 anos de nossa trajetória, mas reafirmando o papel essencial da Maçonaria na defesa dos valores que sustentam a democracia e a dignidade humana.
Vivemos tempos desafiadores.
Os últimos acontecimentos no Brasil e no mundo exigem de nós serenidade, firmeza e uma visão estratégica. É justamente nesses momentos que a Maçonaria precisa se reafirmar como reserva moral da sociedade, preservando os ideais de liberdade, igualdade, fraternidade e justiça.
A história nos convoca a agir com coragem. Não podemos ser apenas espectadores: precisamos ser protagonistas na construção do futuro e esse futuro é feito com coragem mas acima de tudo com sabedoria.
Esta Suprema é mais do que uma reunião administrativa; é uma oportunidade ímpar de compartilhamento e um chamado à ação.
Nossa gestão à frente do Grande Oriente do Brasil definiu um norte estratégico que nos guia e nos inspira: Unidade, Crescimento e Desenvolvimento.
•Unidade — Porque não existe Maçonaria forte sem irmandade sólida. Aqui, reafirmamos que estamos juntos: Grão-Mestres, Lojas, Orientes, obreiros e toda a nossa estrutura.
•Crescimento — Porque precisamos planejar o futuro com inteligência, expandindo nossas Lojas, formando novos líderes e tornando cada obreiro um agente ativo de transformação.
•Desenvolvimento — Porque o verdadeiro progresso só se completa quando beneficia cada irmão, cada Loja, cada Oriente — e, por consequência, o GOB, a sociedade brasileira e a própria humanidade.
Chegamos ao terceiro tema de debates e apresentaremos ainda mais.
Já discutimos:
1.Desenvolvimento nacional, combate à pobreza e às desigualdades regionais.
2.Educação como caminho para um Brasil melhor.
E atualmente estamos no terceiro grande tema:
3.A Garantia dos Direitos Fundamentais — que abrange Saúde, Educação, Assistência Social, Liberdade de Imprensa e de Expressão.
Todos nós estamos aqui para construir consensos, propor soluções e reafirmar que o GOB não se furta ao seu papel histórico: ser parte ativa na construção de um Brasil mais justo, humano e fraterno.
Queridos Irmãos, este encontro anual é sempre especial e nunca uma Suprema é igual a outra.
Que esta Suprema Congregação 2025 seja lembrada como um momento de inspiração, união e coragem para agir.
Estamos juntos — um só corpo, um só propósito, um só GOB — para que nossas ações ecoem além dos gabinetes e dos templos, tocando vidas, fortalecendo valores e deixando um legado para as futuras gerações.
Que este encontro seja, para cada um de nós, um convite ao protagonismo e à transformação.
E assim, declaro aberta a Suprema Congregação 2025.
Muito obrigado.
Ademir Cândido da Silva
Grão-Mestre Geral
Grande Oriente do Brasil – MS
Tradição e União em busca da Perfeição!
Secretaria de Comunicação
e Informática – GOB-MS