O Tur Quest desta semana, um Podcast apresentado pelo Prof. Noslin de Paula Almeida, recebeu o Prof. Gilson Rodolfo Martins, arqueólogo e pesquisador da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, também Secretário de Educação e Cultura do GOB-MS.
Em uma conversa rica e instigante, o Prof. Gilson conta como se descobriu a vocação pela Arqueologia, sua formação acadêmica e os primeiros passos na carreira até sua vinda para o Mato Grosso do Sul.
Ele relembra as primeiras escavações no estado e destaca importantes descobertas, como as famosas pegadas de dinossauro encontradas em Nioaque-MS, que trouxeram grande visibilidade científica para a região. Além disso, compartilha curiosidades fascinantes sobre temas como a possível expansão Inca na América do Sul, os povos pré-colombianos que habitaram as Américas há milhares de anos e o histórico Caminho do Peabiru — uma antiga rota indígena com grande importância cultural e comercial.
O professor também fala sobre as características da profissão de arqueólogo, os desafios do campo e como esse conhecimento pode contribuir com áreas como o Turismo e a Educação Patrimonial.
Assista a entrevista no Link:
https://youtu.be/ZMAv5oed2xA?si=5z_hgQpQJBDUtrKT
O Poderoso Irmão GILSON RODOLFO MARTINS, Secretário de Educação e Cultura do GOB-MS, é Bacharel em História pela Universidade de São Paulo (1976) e doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (1996). Foi até o ano de 2013 diretor do Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MUARQ-LPA/UFMS) e professor titular de Arqueologia Pré-histórica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia de Mato Grosso do Sul, Etno-história dos índios de Mato Grosso do Sul e salvamento arqueológico.
É membro correspondente da Academia Paraguaya de la História, em Mato Grosso do Sul, foi presidente da Sociedade Brasileira de Arqueologia (SAB – 2003/5), foi consultor integrante do Comitê de Avaliação da CAPES na área de Antropologia e Arqueologia (2003/7); bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Atuamente exerce o cargo de vice-presidente do instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS).
Foi co-responsável pelos trabalhos de pesquisa arqueológica no Gasoduto Bolívia-Brasil, que descobriu diversos sítios arqueológicos.
Grande Oriente do Brasil – MS
Tradição e União em busca da Perfeição!
Secretaria de Comunicação
e Informática – GOB-MS
<span;>