GOB-MS Grande Oriente do Brasil - Mato Grosso do Sul

Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.

Relatório – Encontro com o Grão-Mestre – 08.04.2017

segunda, 10 de abril de 2017 às 14h24

De autoria do irmão ÉLCIO GONÇALVES*

Presenças: Grão-Mestre, vários Secretários do GOB/MS (de Gabinete, Guarda dos Selos, Orientação Ritualística, Administração e Patrimônio, Planejamento), Presidentes do TJ e do TE  e   Veneráveis de Lojas, num total de 23 presentes.

Secretário de Planejamento   -   Discorreu sobre a importância da Reunião de PONTA PORÃ, nos dias 28 e 29 deste mês, e de sua programação.   Deu ênfase às palestras previstas, em especial as do Ir.´.  José Aedo, Juiz do TEJ sobre o novo Código Disciplinar Maçônico, e do Ir.´. Marcelo Andrade Campos Silva, sobre a Influência da Maçonaria em nossas vidas, nas quais os palestrantes desenvolverão temas que interessam a todos os maçons. O Secretário se colocou à disposição das Lojas, para providenciar o registro desses eventos no site do GOB/MS, para conhecimento de todos para adequado planejamento de datas. Pediu que as Lojas façam a comunicação de seus eventos e examinem o site do GOB/MS, antes de planejar data de eventos.

Secretário de Orientação Ritualística   -   Pediu redobrada atenção das Lojas para exercitar a ritualística com esmero, principalmente nas Sessões Magnas.   Necessidade de leitura prévia do ritual, para adequado desenvolvimento ritualístico, principalmente das sessões magnas.   Em caso de erro, é preferível que não haja “cobranças” dos IIr.´. presentes, porque desconcentram o executante e o sujeitam a novos equívocos.   Sobre a Bandeira, sugeriu discussões sobre a forma correta de a conduzir no Templo (casos de tombamento e outros deslizes).   Na saudação à Bandeira, o Grão-Mestrado deverá preparar orientação para uniformização de procedimentos.   Adiantou que a interpretação da Secretaria sobre a posição para saudação deve seguir a orientação dos pontos cardeais (que podem ser diferentes dos do Templo).  Falou ainda sobre a Loja Virtual, que intensificará as visitas às Lojas, para sessões de instrução ritualística prática.

Tribunal Eleitoral    -   O Presidente do TEE discorreu sobre as alterações da rotina de remessa da documentação das eleições deste ano, em duas ETAPAS, previstas na Resolução nº 1, com a finalidade de agilizar as homologações e diplomações, para posse dos eleitos.   A mudança da rotina deverá possibilitar maior elasticidade de tempo para o exame dos processos eleitorais, diminuindo as pressões sobre a finalização das tarefas. Há uma concentração grande para a execução dos exames, principalmente pelo Procurador Estadual.  A seguir respondeu a perguntas sobre interpretação de artigos do Código Eleitoral Maçônico.

Representantes de Lojas   -  Sugeriram a elaboração pelo Grão-Mestrado de uma Agenda de Eventos Beneficentes das Lojas, para se evitar sobreposição de promoções para um mesmo dia, como vem ocorrendo com frequência, diminuindo a capacidade de venda de ingressos por parte de cada Loja. 

Guarda dos Selos   -  O Secretário Neimar fez comentários sobre indagações de Veneráveis presentes, em especial quanto à demora de solução de processos, que dependam das atuações do GOB-Brasília. Exemplo citado por um dos Veneráveis presentes foi a demora de quase 3 meses (e ainda pendente) para fornecimento do número do CIM de iniciado.  A Secretaria se pôs à disposição dos IIr.´. para ajudar sempre que necessário, na busca de rápidas soluções, mas os Secretários de Lojas devem intensificar a cobrança da resposta a seus pleitos.

Grão-Mestre Estadual   -   Justificou que o GOB, por medida de economia de gastos, o número de atendentes foi substancialmente reduzido, o que repercutiu na celeridade, desejável, do atendimento às demandas de todo o Brasil, daí dos atrasos. Falou sobre as atividades do GOB/MS e de seu desejo pessoal de tornar mais transparente as atividades do Grande Oriente, de modo que possam repercutir de forma favorável no seio da maçonaria gobiana em nosso Estado, produzindo maior interação da Administração Estadual com as Lojas e IIr.´. espalhados em todos os rincões sul-mato-grossenses.  Por fim, agradeceu a presença de todos e espera maior número de adesões para o próximo Café com o Grão Mestre, pois somente assim poderão ser consolidados os objetivos do encontro.

Conclusões
O encontro foi muito produtivo para todos os presentes, não apenas por aproximar ainda mais as Lojas do Grão-Mestrado, mas, sobretudo, por fortalecer os canais de comunicação existentes e atendimento de necessidades.   Transcorreu em clima alegre e harmonioso, com boa participação nos debates que surgiram das explanações sobre os vários assuntos de interesse geral, sendo mesmo um convite para os próximos eventos da natureza.

Obs.: A propósito da iniciativa referente a relatoria, que sem duvida  em muito colaborou, cabe nos agradecer ao irmão Élcio, o brilhante registro e, a oportunidade de levar ao conhecimento da irmandade, as ações levadas a feito no evento supramencionado. Muito obrigado!

GOB-MS

*Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do GOB-MS

Fonte: GOB-MS

Notícias relacionadas

  • EXPEDIENTE DO GOB-MS

    segunda, 12 de junho de 2017 às 09h17 Notícias

    ÀS LOJAS E ÓRGÃOS   JURISDICIONADOS AO GOB-MS Em virtude de feriado  municipal não haverá  expediente no GOB-MS (Setor Administrativo) no dia 13/06/2017 (terça-feira)....

  • 25 de Abril – Dia Nacional do Rito Brasileiro

    terça, 25 de abril de 2017 às 13h27 Notícias

    25 de Abril – Dia Nacional do Rito Brasileiro Com a fundação do Rito Brasileiro em 1914 por Lauro Sodré, pode-se dizer que foi consagrada à maioridade maçônica do Brasil, pela...

  • Rotina do processo eleitoral

    domingo, 23 de abril de 2017 às 20h51 Notícias

    ORIENTAÇÕES A rotina no processo Eleitoral está definida nas seguintes fases: - Edital de convocação do VM\ informando a data/hora eleição - Comunicado da Chancelaria dos aptos -...