GOB-MS Grande Oriente do Brasil - Mato Grosso do Sul

Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.

1ª Reunião de VENERÁVEIS do GOB-MS em 2020, na modalidade VIRTUAL

segunda, 27 de abril de 2020 às 20h00

Em 27 de abril, segunda-feira, o Eminente Ir∴ Grão-Mestre Estadual Celestino Laurindo Júnior, acompanhado pelo Grão-Mestre Adjunto Estadual David da Silva Ribeiro e de seus Secretários Estaduais, realizou a 1ª Reunião de VENERÁVEIS do GOB-MS em 2020, na modalidade VIRTUAL, isto é, por meio de vídeo conferência. Um marco para o GOB-MS e estiveram presentes 42 lojas jurisdicionadas. A pauta da reunião foi composta pelos seguintes itens:

1)Ver como as lojas estão gerindo sua administração neste período;
Foi solicitado as lojas manifestarem como estão lidando o momento de quarentena.

2)Informações das lojas quanto as ajudas sociais neste período;
Foi solicitado as lojas manifestarem as ações em suas localidades.

3)Falar sobre a Campanha Ajuda Mútua do GOB-MS;
Foi comunicado que o GOB-MS iniciou a campanha a ser publicada toda semana e foi solicitado pelas lojas a inclusão de um banco de vagas para emprego , bem como um canal de filantropia.

4)Perspectivas de retorno;
O GME informou que a data prevista para o retorno das atividades será o dia 01/06, mas podendo ser alterado se for necessário.

5)Boletim do GOB em relação a suspensão do processo eleitoral das lojas;
O GME comunicou que está concomitantemente se reunindo do STE e TEE para tratar em alternativas para as lojas. As lojas manifestaram a preocupação quanto aos casos de necessidade de troca de cargos. O GME ficou de conversar com o TEE para elaborar notas explicativas e ações a serem tomadas nos casos excepcionais.

6)Ações Administrativas para a renovação das administrações;
O GME informou também que será elaborada uma minuta de documento para as lojas utilizarem em registro junto aos cartórios a fim de auxiliar nas renovações administrativas juntas as instituições financeiras.

7)Atividades para o 2º Semestre do GOB-MS;
O GME informou que após o retorno das atividades será compartilhado a agenda para organização de todos. As lojas solicitaram que fosse realizada uma nova reunião virtual e definido que a data será 15/05 às 20h podendo ser modificada.

8) Orçamento do GOB-MS;
O GME informou a sua preocupação por não ter ainda o orçamento para 2020 aprovado pela PAEL, que com ele poderá analisar e tomar medidas administrativas. As lojas se manifestaram solidariamente em relação ao orçamento e que irão trabalhar em relação aos seus representantes para tão logo aprovar este orçamento.

9) Prorrogação das cotas maio e junho/2020;
O GME comunicou que solidariamente com as lojas e o período econômico que estamos vivendo definiu com os seus assessores que a melhor medida por ora é prorrogar as cotas de maio e junho para dezembro e janeiro do próximo ano. As lojas solidariamente apoiaram a decisão do GME e manifestaram o lado participativo do GME junto às lojas.

10) Outros assuntos:
- Em relação ao adiantamento do funeral: foi esclarecido que é previsto o reembolso para a loja e se possível um adiantamento conforme regulamento do pecúlio para auxiliar o sepultamento do irmão. Que o assunto deverá ser tratado com a Comissão de Pecúlio e seus regramentos;

- Em relação ao desconto da família em relação ao débito do obreiro, esse assunto deverá ser tratado por cada administração, pois é previsto nos regulamentos a notificação e procedimento disciplinar para os obreiros inadimplentes;

- Em relação às eleições fora de época: foi informado que o assunto será tratado em conjunto com o TEE e que no segundo momento serão elaboradas umas notas explicativas para auxiliar as lojas;

- Em relação a reuniões virtuais: foi bem visto a manifestações das lojas e será analisado um cronograma mensal para as respectivas reuniões;

- Em relação às atividades suspensas e trâmites internos das lojas: foi informado que o GOB-MS já restabeleceu suas atividades internas no executivo, assim sendo as lojas podem interagir com os funcionários e secretários. Que as lojas devem se atentar as normas vigentes no RGF para suas dotações administrativas e disciplinares. Como estamos vivendo em momentos atípicos e com a previsão do retorno no final de maio, sendo possível aguarde! Caso não seja possível, na visão da administração de loja, que siga o regulamento em relação às notificações, às documentações e os prazos. Que a parte da votação seja acordada por todos e registrado o devido balaústre sobre cada decisão tomada pela loja.

Fonte: GOB-MS

Notícias relacionadas