GOB-MS Grande Oriente do Brasil - Mato Grosso do Sul

Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.

O Dia de Tiradentes

sexta, 21 de abril de 2017 às 08h00

O Dia de Tiradentes é comemorado em 21 de abril, e é considerado um feriado nacional no Brasil.

Esta data homenageia a figura do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por “Tiradentes” (referência ao seu ofício de dentista).

A celebração desta data é importante porque Tiradentes é considerado um dos bravos brasileiros que lutou pelo desejo de independência do Brasil das explorações e domínio dos portugueses.

História de Tiradentes

Quem foi Tiradentes?

Tiradentes foi um dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro, e atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Tiradentes ficou conhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira, e a data em que ele foi executado, 21 de abril, se transformou em feriado nacional em sua homenagem.

Tiradentes é considerado um grande líder por ter lutado por seu povo e seus ideais, apesar de ser o mais humilde entre todos os membros do movimento, Tiradentes foi quem assumiu as maiores responsabilidades.

Como morreu Tiradentes?

Tiradentes foi enforcado e posteriormente esquartejado, no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1792.

Partes de seu corpo foram expostos nos principais centros urbanos do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A sua casa foi queimada e todos os seus bens confiscados.

Origem do Feriado de Tiradentes

No ano de 1789, uma parte da população de Minas Gerais fez uma tentativa de revolta separatista contra o domínio dos Portugueses no Brasil. Tiradentes foi o maior ativista desse movimento e o único condenado à morte por enforcamento.

Por este motivo, as suas ações são reconhecidas como atos heroicos que lhe garantiram o status de importante figura histórica brasileira.

O nome de Tiradentes está escrito no Panteão da Pátria e da Liberdade Brasileiro (conhecido como o “Livro dos Heróis da Pátria”) desde 21 de abril de 1992.

Nelson Vieira de Souza
Secretário Estadual de Educação e Cultura do GOB-MS

Fonte: GOB-MS

Notícias relacionadas

  • Pedreiros Livres

    quinta, 20 de julho de 2017 às 22h06 Editoriais

    Pedreiros Livres (Delasnieve Daspet) É indispensável, primeiro, ser, Para depois ter. É preciso que, antes, o homem, Esteja em harmonia consigo, Que pratique o amor fraterno,...

  • "Amigo"

    quinta, 20 de julho de 2017 às 22h04 Editoriais

    AMIGO Quem tem amigo não está e nem fica sozinho, tanto faz na alegria, como na tristeza. Solidão fica para trás, lá no fundão. Quão sensacional é ter um ombro para “afogar” as magoas, se...

  • SABER OUVIR AS PARTES, PARA FAZER JUSTIÇA.

    segunda, 10 de julho de 2017 às 22h13 Editoriais

    SABER OUVIR AS PARTES, PARA FAZER JUSTIÇA. Nelson Vieira* Os homens esquecem que, são imperfeitos ou se fazem de esquecidos quando lhes interessa. É um tal de se acharem os maiorais,...