GOB-MS Grande Oriente do Brasil - Mato Grosso do Sul

Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.

A PÁSCOA

sexta, 30 de março de 2018 às 19h05

A PÁSCOA

Tem para o cristão um significado muito importante, quando relacionada à chegada de Jesus a Jerusalém, a ceia com os apóstolos, a crucificação e a ocorrência da ressurreição. O restabelecimento da vida na dimensão do sagrado deixou todos estarrecidos, pois que culminou o tempo de Jesus na terra, e deu-se sua passagem para um plano mais elevado, junto ao Pai.

A páscoa está entre as maiores comemorações no mundo cristão. A palavra páscoa, segundo estudiosos, tem origem do hebraico “Pesah”. No judaísmo a páscoa é comemorada em virtude da libertação dos hebreus, que estavam dominados pelos egípcios. Assim, depois de libertados tomaram rumo à terra prometida, sob o comando de Moisés.

A comemoração tem respaldo na Bíblia, no livro de Êxodos, cap. 12, vers. 14: “Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o com uma festa em honra ao Senhor: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua”.

A páscoa cristã ao longo do tempo foi adquirindo iniciativas pagãs, ligadas à fertilidade, a busca de dados futurísticos, a partir de interpretações perante a natureza. A páscoa também está relacionada ao início de uma nova vida ou nascimento para a vida, sem mácula. Foram acrescidos a ela vários símbolos, dos quais os mais conhecidos são: ovos (começo de uma vida), coelho ou lebre (fertilidade) e peixe (alimento), que de forma concreta passaram a ser presenteadas as pessoas (povos), com votos de boa passagem para uma vida feliz.

Em benefício da Humanidade, Jesus veio a terra, aqui conviveu com os homens e foi sacrificado. Os homens teriam assimilado o por quê da vinda e morte do filho de Deus? Fica para reflexão.

Fraternalmente.

Nelson Vieira**Secretário Estadual de Educação e Cultura do GOB-MS, membro da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul, correspondente da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves – POA-RS, correspondente da Academia Rio Grandense de Letras – RS, da ARLS – Aurora II, n.º 2017 e membro da Associação Internacional de Poetas.

Fonte: GOB-MS

Notícias relacionadas

  • MÃE!

    domingo, 29 de abril de 2018 às 15h00 Editoriais

    MÃE, NOSSA DE CADA DIA Mãe! Uma palavra pequenina, que exprime uma força descomunal, pertinente às mulheres, possuidoras da dádiva de procriar seres semelhantes. No entanto, há aquelas...

  • A ESPERANÇA

    sexta, 30 de março de 2018 às 19h03 Editoriais

    A ESPERANÇA Todos, indistintamente têm nesta palavra concentrado seus sonhos e desejos de verem a realização dos mesmos, num espaço de tempo. Temos assim, a renovação dos votos para...

  • O FUNDO DO POÇO

    sexta, 30 de março de 2018 às 19h02 Editoriais

    O FUNDO DO POÇO A interpretação da frase nos remete a uma situação de localização, de profundidade, de interior, uma distância imaginária, quem sabe até do desconhecido, após atingir o...