GOB-MS Grande Oriente do Brasil - Mato Grosso do Sul

Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.

A Fraternidade Maçônica

segunda, 12 de março de 2018 às 23h05

Fide et Sapientia non Armis

A Fraternidade Maçônica

Fraternidade do latim “fraternitas” significa parentesco entre irmãos, amor ao próximo, fraternidade humana, união ou convivência como irmãos, amizade, harmonia, laços que unem os que trabalham numa mesma causa.

Podemos considerar a palavra Fraterno, como relativo a irmão, ternura interna, afeição de irmão, amizade sincera e fraterna.

Fraternizar quer dizer, unir com amizade estreita, íntima, fazer aliança, comungar nas mesmas ideias e ideais. Assim, podemos definir que a FRATERNIDADE resume todos os deveres do homem, para com os semelhantes, como: a tolerância, a benevolência, a abnegação, o devotamento à indulgência, a sinceridade, a fidelidade, a lealdade, e a franqueza. Conclama ela o UM POR TODOS E TODOS POR UM.

Quando é facultada a nossa entrada na Sublime Instituição, através de um amigo que depois passamos a chamá-lo de IRMÃO, devemos ter sempre em nossa memória os fatos passados quando do nosso juramento e quando nos é dada a Luz. Aliás, é nossa obrigação ter sempre em nossa mente, também, de forma indelével a “cerimônia de nosso nascimento”.

Tratar alguém de IRMÃO é tratar de igual para igual, é querer para ele o mesmo que desejamos para nós, mas, é necessário que a palavra IRMÃO, saia do fundo de nosso coração e seja real, sincera e fraterna. Não esqueçamos que IRMÃO MAÇOM é muito mais que irmão carnal, pois ao primeiro temos por obrigação de chamá-lo assim, enquanto que ao segundo, nós o escolhemos e convidamos para ser nosso IRMÃO. Aí se prende o dever de socorrer os irmãos, prevenir suas necessidades, minorar seus infortúnios e assisti-los com conselhos e ou “cedendo os ombros” (saber ouvir), a fim de que, a chama se mantenha acesa.

Obs.: O texto supra, foi produzido, a partir do certificado de visita (frequencia) que, recebemos ao visitar a A:.R:.L:.S:. HARMONIA E VERDADE, n.º 4427, fundada em 08-10-2015, jurisdicionada ao GOB-MS. Um texto singelo, que enseja uma reflexão sobre a Fraternidade, em loja (e fora da mesma), onde tudo tem início, meio e fim.

Nelson Vieira**Secretário Estadual de Educação e Cultura do GOB-MS.

Fonte: GOB-MS

Notícias relacionadas

  • MÃE!

    domingo, 29 de abril de 2018 às 15h00 Editoriais

    MÃE, NOSSA DE CADA DIA Mãe! Uma palavra pequenina, que exprime uma força descomunal, pertinente às mulheres, possuidoras da dádiva de procriar seres semelhantes. No entanto, há aquelas...

  • A PÁSCOA

    sexta, 30 de março de 2018 às 19h05 Editoriais

    A PÁSCOA Tem para o cristão um significado muito importante, quando relacionada à chegada de Jesus a Jerusalém, a ceia com os apóstolos, a crucificação e a ocorrência da ressurreição. O...

  • A ESPERANÇA

    sexta, 30 de março de 2018 às 19h03 Editoriais

    A ESPERANÇA Todos, indistintamente têm nesta palavra concentrado seus sonhos e desejos de verem a realização dos mesmos, num espaço de tempo. Temos assim, a renovação dos votos para...